Nessa página iremos falar sobre definição de Biossegurança


Apresentação


Biossegurança, é uma normalização (padronização) de condutas visando a segurança e a proteção de saúde de todos aqueles que trabalham na área de saúde e não apenas um conjunto de regras criadas para dificultar a rotina.


Breve Histórico,
1. Séc. XVII, foi inventado o microscópio (1696) foi inventado o microscópio.
2. Séc. XIX, Dr. Helmes relacionou, a infecção em gestante com a transmissão por médicos/parteiras contaminadas pelas autopsias em pessoas infectadas.(1843)
3. Em 1847 Dr. Phillips Simmelweiss confirmou a hipótese de contaminação pelas mãos e introduziu a lavagem de mãos com substâncias cloradas.
4. Em 1880, Pasteur relacionou processos de infecção com técnicas de esterelização (vapor sob pressão e fornos)
5. Em 1949 Pike pesquisou os casos de brucelose em trabalhadores de laboratório.
6. Em 1974 Skinholy, pulblicou que os trabalhadores de laboratório dinamarqueses representavam a incidência de hepatites (7x) mais que a população geral ( Assinola ).


  • Ainda na década de 70 reunião em Asilomar, discussão sobre a engenharia genética.
  • Proteção aos pesquisadores e ao ambiente.
No Brasil antes ainda década de noventa não se comentava sobre o assunto, acima relacionados.
  • Em 1994 a Lei 8.794 / 94- OGM´S.
  • Em 1995 - CTNBIO


Importância e Obediência as Normas: As normas são importantes, para evitar contaminação de pessoas e do local aonde se trabalha, de pessoas e do meio externo.



· Ter conhecimento e aplica-lo as regras, aplicar ao que rege os manuais de biossegurança do laboratório.
· As regras de biossegurança tem origem cientifica, os manuais e normas são elaborados pela OMS( Organização Mundial de Saúde) e CDC ( Control of Diseases Center) e são lançados periódicamente com recomendações técnicas atualizadas e disponiblizada na internet. ( Para evitar que as pessoas que atuam na área de saúde aleguem desconhecimento).